segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Penhor

‘ Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações’ (2 Coríntios 1.21,22)

Há quem leia essa passagem hoje e não entenda bem o significado dela. Outros passam por cima dela sem ao menos perceber a grandeza que ela representa, não só nos nossos dias, mas como também antigamente. Afinal, por que ‘penhor do Espírito’ ? (Você já se perguntou sobre isso ?)
Há muito tempo atrás, muuuuito tempo mesmo, os ‘noivados’ eram simbolizados por uma breve cerimônia onde o suposto pretendente dava à mulher um ‘penhor’, nesse caso um objeto de grande valor para o noivo. Esse penhor simbolizava que o noivo iria cumprir sua promessa de se casar com a noiva, já que seu objeto de grande valor estava com ela. Podemos dizer então que aquilo era a ‘garantia’ que o noivo não iria fugir. rs
Vale ressaltar que os noivos não se viam durante o tempo de noivado, muito menos trocavam uma só palavra. Enquanto o noivo estava construindo a casa para os ‘pombinhos’, a noiva se preparava ansiosamente pelo tão tão dia do casamento, o dia em que ela finalmente veria seu futuro esposo e eles se tornariam, a partir dali, marido e mulher. Além de toda essa preparação dos dois lados, os noivos se comunicavam de tempos em tempos para relembrarem do compromisso e para que os dois soubessem que tudo estava indo de acordo o planejado e logo logo eles estariam juntos. Como isso era feito ? Tudo era na base dos ‘recadinhos’.
                Lá está o noivo construindo sua casa e, quando acaba de terminar de murá-la, ele chama um ‘menino de recados’ e diz: - Olha, vá lá na minha noiva e diga a ela que eu já terminei de murar a casa, diga a ela que logo logo a casa estará pronta.
                E não só desta vez ele manda recados. Quando ele terminou de colocar o telhado ele mandou outro recadinho, quando pintou a casa, mais outro, quando forrou a casa, mais outro, e assim por diante até o grande dia do casamento !
                Convenhamos, você não acha essa história um pouco parecida conosco ?
Mateus  24, 3-14
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Não são estes os recadinhos que Jesus nos enviou desde quando subiu ao Pai para preparar nossa morada nos céus de glória ?
João 14. 1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

                Entendam, queridos leitores, Jesus é o nosso noivo, e nós somos a noiva de Cristo, pois a própria igreja de Deus é representada na bíblia como ‘noiva do cordeiro’(Apocalipse 21.2,9). Como um bom noivo, ele foi nos ‘preparar lugar’ nos céus, mas Ele sempre nos manda lembretes de que irá nos buscar, como foi dito anteriormente. Muitos  dos sinais tem se cumprido e logo logo Ele virá nos buscar.
                Mas você deve estar se perguntando: Mas e o penhor ? O quê que tem haver ?
Lembra que o noivo deixa o penhor como forma de promessa de que voltaria para buscá-la ? Pois é, acho melhor você mesmo ler essa passagem e então entenderá.
João 14.16,17
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

É isso ! O penhor deixado por Cristo é o Espírito Santo ! É ele quem nos revela a Cristo de que somos sua noiva e que iremos juntamente com Ele morar nos céus de glória !

É só eu ou isso nos dá um bom motivo para pedirmos que hoje mesmo esse mesmo Espírito habite em nós para sempre ?
Débora Cruz

domingo, 5 de dezembro de 2010

Evangelismo como estilo de vida !

Afinal, o que é evangelismo ? Em meio a tantos afazeres do dia-a-dia pode haver no mundo alguém que faz essa pergunta. Mas não se desespere, ela é muito fácil de se responder. Quando uma pessoa se sente muito feliz com algo que aconteceu na vida dela o que ela faz é contar para todos ao seu redor, e ainda há aquelas que gritam pra todo o mundo ouvir. Quando um cristão experimenta o amor de Deus de verdade é assim também, o que ele mais quer fazer é contar pra todos, para que todos saibam que em meio a tudo de bom e ruim que há no mundo há um Deus de amor. Esse é o verdadeiro significado do evangelismo: as boas notícias sobre as más notícias do homem. Uma vez eu li que evangelizar é como “um mendigo que conta a outro mendigo onde há comida”. Entende a profundidade disso ?
                Vamos aprofundar um pouco os nosso conhecimentos. Nas próximas 24 horas você sabia que 340,500 mil pessoas nascem e 144 mil morrem ? E que 2 novas religiões não-cristãs são criadas ? Loucura não ? Mas pense comigo: dessas 340,500 mil pessoas que nascem, o que você anda fazendo para que um dia elas possam conhecer a Cristo ? Dessas 144 mil pessoas que morrem quantas você acha que morreram SEM conhecer a Cristo ? É, eu sei, é dureza pensar nisso, a gente um certo ‘pesinho’ no coração ao lembrar que muitas vezes a gente tem preguiça de sair da nossa casa confortável pra falar de Deus pra alguém, ou até mesmo na escola, é difícil falar de Jesus pro seu colega de sala né ?!
                Mas não se sinta a pior pessoa do mundo. Há alguém que anos atrás tinha os mesmos conflitos que você me relação à pregação do evangelho. Lembra de Jonas ? Deus chamou ele para pregar em uma certa cidade, e ele simplesmente teve medo, e tentou se esconder de Cristo. Meio tolo né ? Mas afinal, quem somos nós para julgá-lo ? Muitas vezes nos sentimos com medo de pregar o evangelho, medo de ninguém nos ouvir, de sermos rejeitados. Só que a gente esquece de que na bíblia está escrito 365 vezes a frase “não temas”. Coincidência ? Ou será que Deus falou isso para lembrarmos de não temermos todos os dias do ano ? Nosso parceiro Jonas até tentou se esconder, mas Deus acabou ensinando a ele que não há quem possa se esconder dEle e que quando recebemos um chamado de Deus o melhor que temos a fazer é cumpri-lo. Mas não fique com medo, Deus não vai te colocar na barriga de um peixe para fazê-lo entender isso, ainda bem.
                Há quem possa lembrar também de um cara que não é nem um pouco diferente de nós: Moisés. Quando Deus chamou Moisés para libertar o povo de Israel das mãos do rei Faraó ele deu aquela desculpa que nós, convenhamos, somos craques em dar ao Senhor : “Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Ex. 4:10). Mas Deus, com sua infinita bondade e misericórdia instituiu Arão para falar por intermédio dele, “ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (v.15). Estão vendo ? Mesmo quando nós achamos que não somos capazes de fazer, Deus sempre arranja uma forma para o fazermos. E sabe quem é o nosso Arão ? Ele mesmo, o precioso Espírito Santo. É ele quem nos ajuda a falar de Cristo às pessoas, que até mesmo nos ensina a palavra de Deus.
                Mas pra que evangelizar ? Bem, essa seria uma pergunta meio egoísta. Deus ama você, assim como Ele ama a todos. O problema é que ainda há pessoas no mundo que não sabem disso, apesar de ouvirem muitas vezes “Jesus te Ama”. O que devemos fazer então é nos colocar à disposição do nosso Deus para levarmos a essas pessoas a noticia mais linda e transformadora que há: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Amado entender o real significado desse versículo é tremendo ! Olha o que Deus fez por nós, pecadores: deu seu único filho, 100% homem e 100% Deus, perfeito, para morrer na cruz por nossos pecados. Ele levou lá na cruz os pecados que cometemos diariamente. Então eu pergunto: O que você anda fazendo aí parado enquanto tem pessoas que não sabem disso ? Mas uma vez eu digo, é meio egoísta.
                O evangelismo é algo para ser adotado como um estilo de vida, algo que se faz diariamente(afinal, não é tão difícil assim não é?). Imagine a honra de poder todos os dias falar de um Deus amoroso e misericordioso às pessoas que estão a nossa volta.Há pessoas que precisam somente saber que Deus está com elas todos os dias em meio a tudo, você pode arrancar um sorriso de uma pessoas com uma informação dessas ! Você tem liberdade para fazer isso ! Lembre-se que na Coréia do Norte, Afeganistão, Índia e em tantos outros países não há essa liberdade. E nós, que somos livres para evangelizar não o fazemos. E não diga que não há oportunidades, você mesmo pode começar hoje, agora, a evangelizar, através de um grupo na escola ou faculdade, ou até mesmo só.Lembre-se de Pedro: ele pregou por 3 minutos e ganhou 3000 pessoas para Cristo. Deus só precisa de um disponível para fazer a obra. Você está disponível ?

Débora Cruz :D

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Por que Viver em Betânia ?

                É estranho se pensar em um nome Betânia para um blog, mas peço calma aos queridos leitores em relação a esse título, não se refere à Maria Betânia, aliás, não passa nem perto. Compreendo as sobrancelhas levantadas e os ares de dúvidas de vocês com esse título, a dias atrás eu não escolheria esse nome para título deste blog, nunca mesmo. Só que a exatamente seis dias atrás esse nome começou a fazer parte do meu dia a dia.
                Lhes apresento Betânia, uma pequena aldeia situada próxima à Jerusalém. Se você procurar por algo de especial nessa aldeia irá se frustrar. Isso mesmo. Nada de Bob’s ou Mc Donald’s. É só uma aldeiazinha com pouco menos de 5.000 habitantes, se não for menos ainda.
                Mas quero lhes apresentar alguns fatos que ocorreram nessa pequena aldeia que ficou tão conhecida após a algumas visitas de um homem fora de série, um homem sem igual: Jesus.
Lucas 10.38: ‘E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher,por nome Marta,o recebeu em sua casa’. Betânia: Lugar de receptividade. Perceba o amor de Marta por Jesus, nunca na bíblia uma mulher o recebeu tão bem em sua casa como Marta o recebera. Nazaré? Os fariseus lhe deram um ponta pé; Gadara? Toda a população fez questão de tirá-lo imediatamente dali; Samaria? Ninguém quis saber dele.Mas Betânia não, a pequena aldeiazinha recebeu Jesus de braços abertos, com direito a lanchinho e tudo.
                v.38: ‘E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus,ouvia a sua palavra’.Betânia também era lugar de sede de Deus, de busca. Imagine a receptiva Marta correndo de um lado para o outro, preparando a comida e um bom banho para o Mestre. Agora imagine Maria, ela não se preocupava com nada disso, só havia uma coisa com que ela se preocupava naquele momento: ouvir Jesus. Não havia nada naquele momento que a faria sair dali, ela estava junto ao Mestre, escutando seus ensinamentos, sendo saciada por Deus.Naquele tempo as mulheres eram proibidas de irem à sala de visitas, o lugar delas era na cozinha. Um ponto para Marta. Maria então quebra os paradigmas e entra na sala e se assenta aos pés do Mestre, era isso que importava. Um ponto para Maria, aliás, ela merece dois pontos. Jesus olha para as duas irmãs aquele momento e diz: ‘Marta, Marta,estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Marta escolheu  a BOA PARTE, a qual não lhe será tirada’(v.41,42). Betânia: Lugar de sede por Deus, e lugar onde os paradigmas são quebrados.
                Vamos a mais uma visitinha de Jesus à pequena aldeia. Mais uma vez uma boa receptividade, dessa vez dada por Simão, carinhosamente conhecido como ‘o leproso’. É, é isso mesmo que você pensou, o cara recebeu o toque de Jesus e leproso era só o codinome para lembrá-lo de um passado apagado por Cristo.Marcos 14.3: ‘E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça ’.Betânia: também lugar de adoração. As vezes quando leio esse texto tento imaginar a cena. Jesus de boa com os discípulos, jantando, e de repente chega uma mulher e derrama um perfume caríssimo na cabeça de Jesus. Imagino os discípulos se entreolhando e se perguntando: ‘ Quem é essa? Tá doida?’. Mas sabe, essa mulher merece profunda admiração. Ela fez de Betânia um lugar de adoração. Naquela época as mulheres guardavam um objeto ou alguma coisa de muito valor para o oferecem ao seu futuro pretendente no dia do noivado, ou seja, era algo muito precioso para elas, pois se elas não tivessem aquele penhor, não haveria promessa de casamento. Adivinhe o que aquela mulher tinha de mais precioso, e que o ofereceria ao seu futuro esposo ? Isso mesmo, aquele perfume. Mas ela deu ao seu perfume outro destino, é quando a renúncia toma lugar nas nossas vidas porque o mais importante é ter Deus, Ele é tudo o que precisamos. Aquela mulher, então, ofereceu o que tinha de melhor. Em João 12.3 há relatos de que, além de derramar todo o seu perfume na cabeça de Jesus, ela ainda chorou aos pés dEle e enxugou seus pés com os cabelos! Isso é adoração! Cara, aquela mulher entrou pra calçada da fama da vida de Jesus.Ela fez de Betânia um lugar onde Jesus se sentia realmente adorado, onde ele se sentira bem. Aliás, essa mulher era Maria. Lembra da quebradeira de paradigmas ? Ela era realmente sedenta por Deus.
                Terceira visita, o episódio? Ressurreição de Lázaro. João 11.1-45.Aqui há duas características para Betânia: lugar de morte, e lugar de ressurreição. Se não me engano, nesse episódio Jesus encontrava-se em Jerusalém quando é surpreendido por uma notícia: Lázaro estava enfermo, a ponto de morrer. Jesus precisava retornar a Betânia(aposto que ele até gostou da idéia de retornar para lá), mas não foi isso o que ele fez, ele foi para Judéia, havia algo a ser feito ali. Acontece então o que se esperava, Lázaro morre. Mas só depois de alguns dias é que Jesus aparece e o ressuscita.Com uma pequena frase, Lázaro sai do sepulcro com uma nova vida nas costas.Não é à toa o fato ocorrido. Betânia é o lugar para a morte do Meu Eu, do meu pecado; mas é a ressurreição em Cristo, para uma nova vida com Ele.
                Vamos então à nossa última visita. O episódio da vez é a ascensão de Jesus. Lucas 24.50,51: “E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi levado ao céu”. Enfim, depois de um ministério de três anos e meio, e de umas boas visitas e grandes milagres em Betânia, o Mestre cumpre o seu chamado ao morrer na cruz. Para os que pensam que a morte o venceu: que nada ! Depois de três dias, ele ressuscita, provando que a morte não têm domínio sobre Ele. E após algumas aparições aos discípulos, para que eles cressem que Jesus ressuscitou dos mortos e testemunhassem disso, é a hora de subir ao céu. E adivinhe o lugar que ele escolheu para se ‘’despedir’’ dos discípulos ? Uma balinha pra quem disse Betânia. Jerusalém é a cidade prometida. Belém é sua cidade natal. Mas é em Betânia o lugar onde Ele gostava de estar, e era essa aldeiazinha que Ele queria pisar antes de subir ao céu. Betânia: lugar onde Jesus gostava de estar.
                Há um lugar onde Jesus quer estar, onde há receptividade, onde há adoração e renúncia, morte e ressurreição. Esse é o lugar onde Jesus deseja habitar. Sabe porque viver em Betânia ? Porque queremos estar no lugar em que Jesus gosta de ficar. Onde nós o recebemos bem, sem recusa, sem medo;onde nós damos o nosso melhor, porque somos dia-a-dia saciados; onde há a morte do nosso Eu, pra viver em Cristo. Venha conosco Viver em Betânia !

Débora Cruz :D