‘ Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações’ (2 Coríntios 1.21,22)
Há quem leia essa passagem hoje e não entenda bem o significado dela. Outros passam por cima dela sem ao menos perceber a grandeza que ela representa, não só nos nossos dias, mas como também antigamente. Afinal, por que ‘penhor do Espírito’ ? (Você já se perguntou sobre isso ?)
Há muito tempo atrás, muuuuito tempo mesmo, os ‘noivados’ eram simbolizados por uma breve cerimônia onde o suposto pretendente dava à mulher um ‘penhor’, nesse caso um objeto de grande valor para o noivo. Esse penhor simbolizava que o noivo iria cumprir sua promessa de se casar com a noiva, já que seu objeto de grande valor estava com ela. Podemos dizer então que aquilo era a ‘garantia’ que o noivo não iria fugir. rs
Vale ressaltar que os noivos não se viam durante o tempo de noivado, muito menos trocavam uma só palavra. Enquanto o noivo estava construindo a casa para os ‘pombinhos’, a noiva se preparava ansiosamente pelo tão tão dia do casamento, o dia em que ela finalmente veria seu futuro esposo e eles se tornariam, a partir dali, marido e mulher. Além de toda essa preparação dos dois lados, os noivos se comunicavam de tempos em tempos para relembrarem do compromisso e para que os dois soubessem que tudo estava indo de acordo o planejado e logo logo eles estariam juntos. Como isso era feito ? Tudo era na base dos ‘recadinhos’.
Lá está o noivo construindo sua casa e, quando acaba de terminar de murá-la, ele chama um ‘menino de recados’ e diz: - Olha, vá lá na minha noiva e diga a ela que eu já terminei de murar a casa, diga a ela que logo logo a casa estará pronta.
E não só desta vez ele manda recados. Quando ele terminou de colocar o telhado ele mandou outro recadinho, quando pintou a casa, mais outro, quando forrou a casa, mais outro, e assim por diante até o grande dia do casamento !
Convenhamos, você não acha essa história um pouco parecida conosco ?
Mateus 24, 3-14
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Não são estes os recadinhos que Jesus nos enviou desde quando subiu ao Pai para preparar nossa morada nos céus de glória ?
João 14. 1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Entendam, queridos leitores, Jesus é o nosso noivo, e nós somos a noiva de Cristo, pois a própria igreja de Deus é representada na bíblia como ‘noiva do cordeiro’(Apocalipse 21.2,9). Como um bom noivo, ele foi nos ‘preparar lugar’ nos céus, mas Ele sempre nos manda lembretes de que irá nos buscar, como foi dito anteriormente. Muitos dos sinais tem se cumprido e logo logo Ele virá nos buscar.
Mas você deve estar se perguntando: Mas e o penhor ? O quê que tem haver ?
Lembra que o noivo deixa o penhor como forma de promessa de que voltaria para buscá-la ? Pois é, acho melhor você mesmo ler essa passagem e então entenderá.
João 14.16,17
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
É isso ! O penhor deixado por Cristo é o Espírito Santo ! É ele quem nos revela a Cristo de que somos sua noiva e que iremos juntamente com Ele morar nos céus de glória !
É só eu ou isso nos dá um bom motivo para pedirmos que hoje mesmo esse mesmo Espírito habite em nós para sempre ?
Débora Cruz