domingo, 5 de dezembro de 2010

Evangelismo como estilo de vida !

Afinal, o que é evangelismo ? Em meio a tantos afazeres do dia-a-dia pode haver no mundo alguém que faz essa pergunta. Mas não se desespere, ela é muito fácil de se responder. Quando uma pessoa se sente muito feliz com algo que aconteceu na vida dela o que ela faz é contar para todos ao seu redor, e ainda há aquelas que gritam pra todo o mundo ouvir. Quando um cristão experimenta o amor de Deus de verdade é assim também, o que ele mais quer fazer é contar pra todos, para que todos saibam que em meio a tudo de bom e ruim que há no mundo há um Deus de amor. Esse é o verdadeiro significado do evangelismo: as boas notícias sobre as más notícias do homem. Uma vez eu li que evangelizar é como “um mendigo que conta a outro mendigo onde há comida”. Entende a profundidade disso ?
                Vamos aprofundar um pouco os nosso conhecimentos. Nas próximas 24 horas você sabia que 340,500 mil pessoas nascem e 144 mil morrem ? E que 2 novas religiões não-cristãs são criadas ? Loucura não ? Mas pense comigo: dessas 340,500 mil pessoas que nascem, o que você anda fazendo para que um dia elas possam conhecer a Cristo ? Dessas 144 mil pessoas que morrem quantas você acha que morreram SEM conhecer a Cristo ? É, eu sei, é dureza pensar nisso, a gente um certo ‘pesinho’ no coração ao lembrar que muitas vezes a gente tem preguiça de sair da nossa casa confortável pra falar de Deus pra alguém, ou até mesmo na escola, é difícil falar de Jesus pro seu colega de sala né ?!
                Mas não se sinta a pior pessoa do mundo. Há alguém que anos atrás tinha os mesmos conflitos que você me relação à pregação do evangelho. Lembra de Jonas ? Deus chamou ele para pregar em uma certa cidade, e ele simplesmente teve medo, e tentou se esconder de Cristo. Meio tolo né ? Mas afinal, quem somos nós para julgá-lo ? Muitas vezes nos sentimos com medo de pregar o evangelho, medo de ninguém nos ouvir, de sermos rejeitados. Só que a gente esquece de que na bíblia está escrito 365 vezes a frase “não temas”. Coincidência ? Ou será que Deus falou isso para lembrarmos de não temermos todos os dias do ano ? Nosso parceiro Jonas até tentou se esconder, mas Deus acabou ensinando a ele que não há quem possa se esconder dEle e que quando recebemos um chamado de Deus o melhor que temos a fazer é cumpri-lo. Mas não fique com medo, Deus não vai te colocar na barriga de um peixe para fazê-lo entender isso, ainda bem.
                Há quem possa lembrar também de um cara que não é nem um pouco diferente de nós: Moisés. Quando Deus chamou Moisés para libertar o povo de Israel das mãos do rei Faraó ele deu aquela desculpa que nós, convenhamos, somos craques em dar ao Senhor : “Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Ex. 4:10). Mas Deus, com sua infinita bondade e misericórdia instituiu Arão para falar por intermédio dele, “ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (v.15). Estão vendo ? Mesmo quando nós achamos que não somos capazes de fazer, Deus sempre arranja uma forma para o fazermos. E sabe quem é o nosso Arão ? Ele mesmo, o precioso Espírito Santo. É ele quem nos ajuda a falar de Cristo às pessoas, que até mesmo nos ensina a palavra de Deus.
                Mas pra que evangelizar ? Bem, essa seria uma pergunta meio egoísta. Deus ama você, assim como Ele ama a todos. O problema é que ainda há pessoas no mundo que não sabem disso, apesar de ouvirem muitas vezes “Jesus te Ama”. O que devemos fazer então é nos colocar à disposição do nosso Deus para levarmos a essas pessoas a noticia mais linda e transformadora que há: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Amado entender o real significado desse versículo é tremendo ! Olha o que Deus fez por nós, pecadores: deu seu único filho, 100% homem e 100% Deus, perfeito, para morrer na cruz por nossos pecados. Ele levou lá na cruz os pecados que cometemos diariamente. Então eu pergunto: O que você anda fazendo aí parado enquanto tem pessoas que não sabem disso ? Mas uma vez eu digo, é meio egoísta.
                O evangelismo é algo para ser adotado como um estilo de vida, algo que se faz diariamente(afinal, não é tão difícil assim não é?). Imagine a honra de poder todos os dias falar de um Deus amoroso e misericordioso às pessoas que estão a nossa volta.Há pessoas que precisam somente saber que Deus está com elas todos os dias em meio a tudo, você pode arrancar um sorriso de uma pessoas com uma informação dessas ! Você tem liberdade para fazer isso ! Lembre-se que na Coréia do Norte, Afeganistão, Índia e em tantos outros países não há essa liberdade. E nós, que somos livres para evangelizar não o fazemos. E não diga que não há oportunidades, você mesmo pode começar hoje, agora, a evangelizar, através de um grupo na escola ou faculdade, ou até mesmo só.Lembre-se de Pedro: ele pregou por 3 minutos e ganhou 3000 pessoas para Cristo. Deus só precisa de um disponível para fazer a obra. Você está disponível ?

Débora Cruz :D

Um comentário: