sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Por que Viver em Betânia ?

                É estranho se pensar em um nome Betânia para um blog, mas peço calma aos queridos leitores em relação a esse título, não se refere à Maria Betânia, aliás, não passa nem perto. Compreendo as sobrancelhas levantadas e os ares de dúvidas de vocês com esse título, a dias atrás eu não escolheria esse nome para título deste blog, nunca mesmo. Só que a exatamente seis dias atrás esse nome começou a fazer parte do meu dia a dia.
                Lhes apresento Betânia, uma pequena aldeia situada próxima à Jerusalém. Se você procurar por algo de especial nessa aldeia irá se frustrar. Isso mesmo. Nada de Bob’s ou Mc Donald’s. É só uma aldeiazinha com pouco menos de 5.000 habitantes, se não for menos ainda.
                Mas quero lhes apresentar alguns fatos que ocorreram nessa pequena aldeia que ficou tão conhecida após a algumas visitas de um homem fora de série, um homem sem igual: Jesus.
Lucas 10.38: ‘E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher,por nome Marta,o recebeu em sua casa’. Betânia: Lugar de receptividade. Perceba o amor de Marta por Jesus, nunca na bíblia uma mulher o recebeu tão bem em sua casa como Marta o recebera. Nazaré? Os fariseus lhe deram um ponta pé; Gadara? Toda a população fez questão de tirá-lo imediatamente dali; Samaria? Ninguém quis saber dele.Mas Betânia não, a pequena aldeiazinha recebeu Jesus de braços abertos, com direito a lanchinho e tudo.
                v.38: ‘E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus,ouvia a sua palavra’.Betânia também era lugar de sede de Deus, de busca. Imagine a receptiva Marta correndo de um lado para o outro, preparando a comida e um bom banho para o Mestre. Agora imagine Maria, ela não se preocupava com nada disso, só havia uma coisa com que ela se preocupava naquele momento: ouvir Jesus. Não havia nada naquele momento que a faria sair dali, ela estava junto ao Mestre, escutando seus ensinamentos, sendo saciada por Deus.Naquele tempo as mulheres eram proibidas de irem à sala de visitas, o lugar delas era na cozinha. Um ponto para Marta. Maria então quebra os paradigmas e entra na sala e se assenta aos pés do Mestre, era isso que importava. Um ponto para Maria, aliás, ela merece dois pontos. Jesus olha para as duas irmãs aquele momento e diz: ‘Marta, Marta,estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Marta escolheu  a BOA PARTE, a qual não lhe será tirada’(v.41,42). Betânia: Lugar de sede por Deus, e lugar onde os paradigmas são quebrados.
                Vamos a mais uma visitinha de Jesus à pequena aldeia. Mais uma vez uma boa receptividade, dessa vez dada por Simão, carinhosamente conhecido como ‘o leproso’. É, é isso mesmo que você pensou, o cara recebeu o toque de Jesus e leproso era só o codinome para lembrá-lo de um passado apagado por Cristo.Marcos 14.3: ‘E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça ’.Betânia: também lugar de adoração. As vezes quando leio esse texto tento imaginar a cena. Jesus de boa com os discípulos, jantando, e de repente chega uma mulher e derrama um perfume caríssimo na cabeça de Jesus. Imagino os discípulos se entreolhando e se perguntando: ‘ Quem é essa? Tá doida?’. Mas sabe, essa mulher merece profunda admiração. Ela fez de Betânia um lugar de adoração. Naquela época as mulheres guardavam um objeto ou alguma coisa de muito valor para o oferecem ao seu futuro pretendente no dia do noivado, ou seja, era algo muito precioso para elas, pois se elas não tivessem aquele penhor, não haveria promessa de casamento. Adivinhe o que aquela mulher tinha de mais precioso, e que o ofereceria ao seu futuro esposo ? Isso mesmo, aquele perfume. Mas ela deu ao seu perfume outro destino, é quando a renúncia toma lugar nas nossas vidas porque o mais importante é ter Deus, Ele é tudo o que precisamos. Aquela mulher, então, ofereceu o que tinha de melhor. Em João 12.3 há relatos de que, além de derramar todo o seu perfume na cabeça de Jesus, ela ainda chorou aos pés dEle e enxugou seus pés com os cabelos! Isso é adoração! Cara, aquela mulher entrou pra calçada da fama da vida de Jesus.Ela fez de Betânia um lugar onde Jesus se sentia realmente adorado, onde ele se sentira bem. Aliás, essa mulher era Maria. Lembra da quebradeira de paradigmas ? Ela era realmente sedenta por Deus.
                Terceira visita, o episódio? Ressurreição de Lázaro. João 11.1-45.Aqui há duas características para Betânia: lugar de morte, e lugar de ressurreição. Se não me engano, nesse episódio Jesus encontrava-se em Jerusalém quando é surpreendido por uma notícia: Lázaro estava enfermo, a ponto de morrer. Jesus precisava retornar a Betânia(aposto que ele até gostou da idéia de retornar para lá), mas não foi isso o que ele fez, ele foi para Judéia, havia algo a ser feito ali. Acontece então o que se esperava, Lázaro morre. Mas só depois de alguns dias é que Jesus aparece e o ressuscita.Com uma pequena frase, Lázaro sai do sepulcro com uma nova vida nas costas.Não é à toa o fato ocorrido. Betânia é o lugar para a morte do Meu Eu, do meu pecado; mas é a ressurreição em Cristo, para uma nova vida com Ele.
                Vamos então à nossa última visita. O episódio da vez é a ascensão de Jesus. Lucas 24.50,51: “E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi levado ao céu”. Enfim, depois de um ministério de três anos e meio, e de umas boas visitas e grandes milagres em Betânia, o Mestre cumpre o seu chamado ao morrer na cruz. Para os que pensam que a morte o venceu: que nada ! Depois de três dias, ele ressuscita, provando que a morte não têm domínio sobre Ele. E após algumas aparições aos discípulos, para que eles cressem que Jesus ressuscitou dos mortos e testemunhassem disso, é a hora de subir ao céu. E adivinhe o lugar que ele escolheu para se ‘’despedir’’ dos discípulos ? Uma balinha pra quem disse Betânia. Jerusalém é a cidade prometida. Belém é sua cidade natal. Mas é em Betânia o lugar onde Ele gostava de estar, e era essa aldeiazinha que Ele queria pisar antes de subir ao céu. Betânia: lugar onde Jesus gostava de estar.
                Há um lugar onde Jesus quer estar, onde há receptividade, onde há adoração e renúncia, morte e ressurreição. Esse é o lugar onde Jesus deseja habitar. Sabe porque viver em Betânia ? Porque queremos estar no lugar em que Jesus gosta de ficar. Onde nós o recebemos bem, sem recusa, sem medo;onde nós damos o nosso melhor, porque somos dia-a-dia saciados; onde há a morte do nosso Eu, pra viver em Cristo. Venha conosco Viver em Betânia !

Débora Cruz :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário